Profissionais participam de treinamento em ostomia em Além Paraí­ba

20427274_2322517197960803_1490240907_oQuatro profissionais, representando as diferentes equipes de enfermagem do Hospital de Cataguases, participaram da “Capacitação em Assistência e Soluções ao Portador de Ostomia”, ministrado pela estomaterapeuta Camila Neiva da Silva, de Belo Horizonte. A aula aconteceu no dia 19 de julho, no auditório da Câmara Municipal de Além Paraíba.

Segundo o site Oncoguia, Estômago é uma palavra de origem grega que significa “abertura”, “boca”, “orifício” ou “poro diminuto”. Do ponto de vista cirúrgico, refere-se à abertura feita na parede abdominal por meio de colostomia, ileostomia, ou ainda, abertura entre duas porções do intestino em uma anastomose.

Segundo Peterson Gomes de Faria, enfermeiro coordenador do Núcleo de Educação Permanente do HC, foram abordados o tratamento em colostomia, “é o tipo mais comum de estoma construída a partir do intestino grosso”, a ileostomia “é formada pelo desvio no intestino delgado, onde as fezes já são líquidas, e o paciente perde o controle da evacuação”, e por fim a urostomia, “forma de desvio em que o líquido que em um paciente saudável passaria pela bexiga é desviado e perpassa por um canal no intestino delgado e é conduzido às bolsas”. Além de Peterson, participaram os coordenadores do PV 7 e PV 9, Paula Amorim e Fábio Freitas, e a coordenadora da Unidade de Tratamento Intensivo, Sarah Almeida.

“Esta experiência foi muito gratificante, pois, podemos perceber a importância do enfermeiro à beira do leito do paciente ostomizado e a importância do procedimento de aplicação das bolsas, remoção e conferência do local do estoma bem realizado para o sucesso da recuperação”, definiu Peterson. Todo conteúdo absorvido durante a palestra será utilizado em sessões de treinamento com o corpo de enfermagem do Hospital, como conteúdo da Educação Permanente e do Núcleo de Segurança do Paciente.

O Hospital de Cataguases tem como meta, através das ações desenvolvidas pela Mesa Administrativa, o investimento em treinamento e capacitação de seus funcionários para oferecer um atendimento de qualidade e segurança aos seus pacientes.

Deixe um comentário