Profissionais participam de treinamento em ostomia em Além Paraíba

20427274_2322517197960803_1490240907_oQuatro profissionais, representando as diferentes equipes de enfermagem do Hospital de Cataguases, participaram da “Capacitação em Assistência e Soluções ao Portador de Ostomia”, ministrado pela estomaterapeuta Camila Neiva da Silva, de Belo Horizonte. A aula aconteceu no dia 19 de julho, no auditório da Câmara Municipal de Além Paraíba.

Segundo o site Oncoguia, Estoma é uma palavra de origem grega que significa “abertura”, “boca”, “orifício” ou “poro diminuto”. Do ponto de vista cirúrgico, refere-se à abertura feita na parede abdominal por meio de colostomia, ileostomia, ou ainda, abertura entre duas porções do intestino em uma anastomose.

Segundo o enfermeiro coordenador do Núcleo de Educação Permanente do HC, Peterson Gomes de Faria, foram abordados o tratamento em colostomia, “o tipo mais comum de estoma construída a partir do intestino grosso”, a ileostomia “formada pelo desvio no intestino delgado, onde as fezes já são líquidas, e o paciente perde o controle da evacuação”, e por fim a urostomia, forma de desvio em que a o líquido que em um paciente saudável passaria pela bexiga é desviado e perpassa por um canal no intestino delgado e é conduzido às bolsas”. Além de Peterson, participaram os coordenadores do PV7 e PV 9, Paula Amorim e Fábio Freitas, e a coordenadora da Unidade de Tratamento Intensivo, Sarah Almeida.

“Esta experiência foi muito gratificante, pois, podemos perceber a importância do enfermeiro à beira do leito do paciente ostomizado e a importância do procedimento de aplicação das bolsas, remoção e conferência do local do estoma bem realizado para o sucesso da recuperação”, definiu Peterson. Todo conteúdo absorvido durante a palestra será utilizado em sessões de treinamento com o corpo de enfermagem do Hospital, como conteúdo da Educação Permanente e do Núcleo de Segurança do Paciente.

O Hospital de Cataguases tem como meta, através das ações desenvolvidas pela Mesa Administrativa, o investimento em treinamento e capacitação de seus funcionários para oferecer um atendimento de qualidade e segurança aos seus pacientes.