HC comemora Dia Internacional do Doador de Sangue

IMG_0075O Hospital de Cataguases e a Fundação Hemominas de Alem Paraíba comemoraram o Dia Mundial do Doador de Sangue, na última quinta-feira, 23 de junho. Cerca de 60 doadores se apresentaram naquela manhã e participaram da degustação de um delicioso café da manhã preparado pela equipe de nutrição do HC. “Esta data serve para nos lembrar do compromisso social com nosso próximo que, em momento de estado de saúde vulnerável, necessita receber sangue. É um momento de chamado para que os doadores possam salvar vidas”, comentou o Provedor do Hospital, Wilson Crepaldi Júnior (BILL), acompanhado por demais integrantes da Mesa Administrativa da Santa Casa de Saúde.

“Embora o Dia Mundial do Doador de Sangue seja comemorado todo 14 de junho, que este ano caiu na véspera do feriado de Corpus Christi, optamos por realizar a comemoração e não deixar a data passar em branco por entender que se trata de uma grande oportunidade de sensibilizar a população da necessidade de mantermos nossos estoques num estado de equilíbrio”, comentou o assessor de comunicação do Hospital, Samuel Pereira, também responsável pela captação de doadores nos meios de comunicação e preparação de eventos da instituição.

IMG_0052Entre os doadores, destacou-se a equipe de trabalho da Viação Dorico acompanhado do proprietário da empresa, Luciano Lopes Rocha Martins, e o grupo de senhoras intitulado “Bloco das Maravilhosas” composto por Vilma Lea Correa, Jeovana Dornelas, Marisa Barroso Gracioli, Mônica Lessa, Terezinha Machado Diniz de Souza Lima, Beatriz Gomes de Oliveira Silva, Sônia Graciolli Moreira Barroso, Gislaine Barros Moura e Maria Judite de Souza de Oliveira. Todas caracterizadas com um uniforme fazendo alusão à personagem dos quadrinhos, “Mulher Maravilha”. A equipe de desenvolvimento cooperativista do Sicoob Coopemata também fez sua boa-ação e doou sangue.

A captação de sangue acontece todas as quintas-feiras, das 7 às 12 horas no Hospital de Cataguases. Para doar é necessário: Apresentar documento com foto para identificação; estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; se for menor de 18 anos, a doação só poderá ser realizada na companhia dos pais ou responsável; pesar no mínimo 50 kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); não ter passado por situação de risco acrescido doenças sexualmente transmissíveis; não ter gripe, resfriado ou diarréia nos últimos sete dias; não usar drogas e nem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *