Atendendo a região, Hospital de Cataguases analisa a crise na saúde e reivindica melhorias

18921640_1401034956611599_1314872572590303033_nO centenário Hospital de Cataguases é referência no atendimento de saúde na Zona da Mata Mineira. Além de seu município, o HC beneficia diretamente as cidades de Astolfo Dutra, Dona Euzébia, Itamarati de Minas e Santana de Cataguases, formando uma microrregional com cerca de 100.000 usuários, e atinge indiretamente também, a mais de 92 cidades mineiras. “Estamos enfrentando dificuldades como todas as unidades de saúde do Brasil. Está cada vez mais difícil honrar nossos compromissos como folha de pagamento contando com os repasses do SUS”, comentou o Provedor Wilson Crepaldi Júnior – Bill analisando o atual panorama da saúde.

Em maio, a Santa Casa de Misericórdia alcançou a marca de 8850 pacientes atendidos em seu Pronto Socorro, sendo destes, 7499 foram atendimentos via Sistema Único de Saúde. “Tivemos 420 pelo SUS, 291 pacientes de nosso município e 129 vindos de outras localidades. Por convênios, tivemos 198 internações, 151 de Cataguases e 47 de outros municípios”, explicou a coordenadora do SAME do Hospital de Cataguases, Raquel Amora. “Enquanto instituição filantrópica a gente se esforça muito para oferecer a qualidade de atendimento que o cidadão merece receber, mas fica muito difícil manter essa qualidade quando o SUS repassa apenas valores ultrapassados em cerca de 60%”.

“Vejo o Hospital de Cataguases com uma importância muito grande para todos nós da IMG_7347microrregião e para as demais regiões de Minas. Prestando sempre um atendimento de excelência por parte de toda equipe que compõe seu quadro de funcionários. Nós temos que abraçar essa causa, pois o Hospital é o local onde centenas de vidas são salvas, com eficácia, todos os dias”, afirmou a Secretária Executiva do Consorcio Intermunicipal de Saúde União da Mata – CISUM, Tarcília Rodrigues Fernandes (Na foto ao lado com o Provedor do Hospital).

Além do atendimento de Pronto-socorro e internações, o HC oferece uma gama de serviços e exames clínicos, consultas ambulatoriais, clínica de saúde mental, serviços de hemodinâmica, centro de hemodiálise, maternidade, U.T.I, pediatria. “Estamos prontos para servir a todos. Diariamente recebemos pacientes de cidades distantes, seja de qual localidade for”, comentou Alverinda , responsável pelos Pacotes de Internação e Serviços do Hospital. Fora da microrregional estão na lista de atendimento do HC, cidades como Leopoldina, Muriaé, Mar de Espanha, Laranjal, São João Nepomuceno, Passa Vinte, Muriaé, Santos Dummont e até a cidade fluminense de Campos dos Goytacazes.

IMG_9874Recentemente, o Hospital de Cataguases aderiu ao protesto da Federassantas “Luto Pela Saúde”, reivindicando maior atenção por parte dos governos Federal e Estadual quanto aos repasses de recursos financeiros e a defasagem da Tabela SUS, que cobre apenas, cerca de 50 a 60% dos custos operacionais de cada procedimento realizado. A situação do Hospital não está pior, devido a ação preventiva realizada pela Mesa Administrativa, em conjunto com diversos setores da instituição, como redução de despesas e realinhamento financeiro. “E com isso estamos conseguindo manter os pagamentos em dia com nossos fornecedores e nossos funcionários, somente os médicos recebem com alguns dias de atraso, mas estamos honrando o compromisso”. Para sanar esses compromissos e manter todas as certidões em dia (requisito essencial para recebermos qualquer verba estadual, seja por serviços prestados ou emendas parlamentares), para continuar garantindo a prestação de serviços aos nossos clientes, de forma resolutiva e eficaz, sem deixar faltar medicamentos, materiais ou equipamentos necessários aos diversos tipos de tratamentos oferecidos, a Mesa Administrativa do HC contratou empréstimos bancários a juros bem acessíveis. Com esse realinhamento a instituição ficará comprometida com apenas uma única instituição bancária.

Fotos: Robson e Felipe, Assessoria de Comunicação do Hospital