Hospital promove treinamentos sobre resíduos e desinfecção de superfícies

16787958_2205803646298826_162203408_n

Atendendo às especificações do Programa de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS), a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) promoveu uma capacitação entre as duas equipes da Higienização do Hospital de Cataguases, nos dias 30 e 31 de janeiro. “Os resíduos de serviços de saúde nunca tiveram tão em evidência como nos dias de hoje. O descarte inadequado de resíduos tem produzido passivos ambientais capazes de colocar em risco e comprometer os recursos naturais e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações”, afirmou Raquel Cunha Pinto, enfermeira e responsável pela Comissão.

“O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde é o documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos de saúde, observadas suas características, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final, bem como a proteção à saúde pública”, explicou Raquel durante sua palestra. A Resolução Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) 358/05, trata do gerenciamento dos resíduos sob o prisma da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente. Já a Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) de número 306/04, em resumo é basicamente a elaboração, implementação e monitoramento de procedimentos sistêmicos e documentados, onde o PGRSS é o ponto central ou a organização de todos os processos para o gerenciamento dos resíduos de assistência à saúde.

Foram trabalhados com 29 colaboradores: os 5 níveis de resíduos, as fases do manuseio, treinamento e monitoramento, conceitos de biossegurança, acidentes com material biológico e pérfuro cortante, infectabilidade de HIV, VHB e VHC.

Treinamento da equipe de lavanderia

16753980_2205803619632162_3254592_nOs colaboradores do Departamento de Lavanderia do Hospital de Cataguases também participaram palestras para atualizar seus conceitos no campo profissional e também erradicar agentes que possam causar doenças. A CCIH promoveu nos dias 1 e 2 deste mês, duas tardes de treinamento com 20 profissionais daquele setor.

A palestra com o tema ‘Limpeza, desinfecção de superfícies hospitalares e manejo de resíduos’ que abordou conceitos de infecção, e a diferenciação dos diferentes tipos de limpeza que devem ser realizadas. “Abordamos sobre a forma que se deve realizar o procedimento e os riscos da realização não adequada que podem elevar o índice de infecção, formando assim uma conscientização do que repercute uma limpeza mal feita dentro de um hospital e na qualidade da assistência ao paciente”, explicou Raquel que relembrou aos colaboradores as técnicas da lavagem das mãos, equipamentos de proteção individual e o correto manejo de resíduos.

O Hospital de Cataguases, através do Núcleo de Educação Permanente – NEP em parceria com demais setores da instituição, promove regularmente treinamentos com todas suas equipes a fim de garantir a qualidade de atendimento e promover a pronta recuperação de seus pacientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *