Hospital de Cataguases promove treinamento sobre higienização de ambientes

16196904_2186867171525807_2087363744_o (1)Tendo em vista oferecer sempre a seus colaboradores momentos para atualizar seus conceitos no campo profissional e também erradicar agentes que possam causar doenças, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital de Cataguases promoveu nos dias 18 e 19 deste mês, duas tardes de treinamento com 29 profissionais do Departamento de Higienização, responsável pela limpeza nos diversos setores da instituição.

Ministrada pela enfermeira e responsável pela CCIH, Raquel de Cunha Pinto, a palestra  com o tema ‘Limpeza, desinfecção de superfícies hospitalares e manejo de resíduos’. Durante o treinamento foram abordados conceitos como a divisão das áreas hospitalares de acordo com suas criticidade, os conceito de infecção, e a diferenciação dos diferentes tipos de limpeza que devem ser realizadas. “Abordamos sobre a forma que se deve realizar o procedimento e os riscos da realização não adequada que podem elevar o índice de infecção, formando assim uma conscientização do que repercute uma limpeza mal feita dentro de um hospital e na qualidade da assistência ao paciente”, explicou Raquel que relembrou aos colaboradores as técnicas da lavagem das mãos, equipamentos de proteção individual e o correto manejo de resíduos, o recolhimento e destinação de cada material.

O Hospital de Cataguases, através do Núcleo de Educação Permanente – NEP em parceria com demais setores da instituição, promove regularmente treinamentos com todas suas equipes a fim de garantir a qualidade de atendimento e promover a pronta recuperação de seus pacientes.