Profissionais da enfermagem participam de capacitação sobre feridas e formas de curativos

palestra-feridas-9A fim de manter em constante atualização o quadro de profissionais, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital de Cataguases promoveu na noite de quinta-feira, 17, uma palestra sobre “Feridas e Coberturas” com as profissionais, Thais Tavares de Amorim, especialista em enfermagem hiperbarista, e a enfermeira especialista em produtos, Márcia Lima de Oliveira.

Em sua fala, Thais classificou os tipos de feridas mais comuns, identificando suas causas, os tipos de cicatrização, espessuras e profundidades, a evolução de aguda para crônica, as ulcerações venosas e arteriais, a presença ou não de infecções e as formas de assepsias para evitar possíveis contaminações.

palestra-feridas-17Sobre os tratamentos e coberturas foram citadas as técnicas de: alginatos, carvões ativados com prata, curativos antimicrobianos com PHMB, polihexanida em gel e gaze, hidrocolóides, hidrogel, papaínas, entre outras formas de ajudar na cicatrização de feridas. Representando as empresas Intensivemed e Corvidien, a enfermeira Márcia apresentou os procedimentos relativos a cada produto ideal a cada tipo de ferida.

Participaram da palestra: enfermeiros e técnicos de enfermagem de diversos setores do Hospital, e também alunos da Escola Técnica Municipal de Enfermagem Joana D’Arc. Em sua fala, o enfermeiro responsável pelo NEP, Fábio Freitas Rocha, reafirmou a preocupação do Hospital em manter seus profissionais sempre atualizados para melhor servir à comunidade e assim promover um atendimento de qualidade a todos.

palestra-feridas-5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *