Outubro Rosa alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

O Hospital de Cataguases também é parceiro nesta campanha conhecida mundialmente como Outubro Rosa, um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento Outubro Rosa é celebrado anualmente desde os anos 90.
O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama. É por esse motivo que durante esse mês a cor rosa ilumina a fachada de diversas instituições públicas e privadas, indicando a adesão e promoção do movimento.
O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

Ass. Relações públicas do Hospital de Cataguases

saiba mais: saude.gov.br/cancerdemama

01 de outubro – Dia Internacional do Idoso

Nesta quinta-feira (01/10), comemora-se o Dia Internacional do Idoso.
O Hospital de Cataguases ressalta que a data, além do objetivo de homenageá-los, traz um alerta para a importância de assegurar os seus direitos enquanto cidadãos, conscientizando o próximo, entre outros motivos.
Até o ano de 2006, essa data era celebrada no dia 27 de Setembro, porém, em razão da criação do Estatuto do Idoso em 1º de Outubro, o dia foi transferido para esta data, de acordo com a lei número 11.433 de 28 de Dezembro de 2006.
Experiência de vida, simpatia e acolhimento são alguns dos referenciais dos idosos, pessoas de total importância para a nossa sociedade.
Nas últimas três décadas, o número de idosos dobrou. Em 2050, de acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) a população mundial de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a um total de dois bilhões, o que significará uma importante mudança no perfil demográfico do mundo, com consequências para todos.
Os idosos não são uma categoria à parte, todos nós continuamos a nos desenvolver, envelhecemos dia após dia, e aos jovens cabe saber que devem respeitar, zelar, oferecer o carinho e atenção e procurar aprender, absorvendo a experiência dos mais velhos.
Para que o mundo esteja cada vez mais preparado para os jovens, sempre haverá a necessidade da experiência dos idosos. É preciso lembrar que eles foram jovens que hoje estão em novas fases da vida, incluindo a velhice. Fase que, se cada um fizer a sua parte e tudo der certo, todos podem chegar lá.
O Hospital de Cataguases agradece, a você idoso, pela sua enorme contribuição para que todos possamos almejar uma convivência harmoniosa, numa sociedade cada vez mais integrada e evoluída.

Ass. Relações Públicas do Hospital de Cataguases